Vereador Alaércio faz indicação para que seja realizado Puxirum Cirúrgico de Santarém

Parlamentar destaca avanços na saúde e propõe mutirão de cirurgias em quatro fases no município

(22), o líder do PSD na Câmara Municipal, vereador Alaércio Cardoso, usou seu tempo para falar sobre os 100 primeiros dias do Prefeito José Maria Tapajós.

Um programa foi apresentado mostrando as ações das 17 secretarias municipais e o que de mais importante foi feito nesse período. “Eu acompanhei esses relatórios e tivemos uma audiência pública solicitada pela Secretaria de Saúde sobre o segundo quadrimestre de 2024. Aqui nessa Casa todos sabem o quão desafiador é fazer saúde no Brasil, com poucos benefícios ofertados pelo Governo Federal, onde a responsabilidade recai sobre os municípios, menos sobre o Estado e muito menos sobre a União”, destacou.

Como os parlamentares podem ajudar? Entrando em contato com os deputados da região e dos seus partidos, sim! Realocando emendas para serem utilizadas no município, como já têm feito deputados estaduais, federais e até senadores.

Quando o Prefeito Zé Maria anunciou os dados da saúde, foi uma satisfação muito grande ver os números da UPA e do Hospital Municipal positivos, diante da grande batalha que é fazer saúde em Santarém.

“Comparando aos anos anteriores, a UPA e o Hospital Municipal realizaram mais atendimentos e cirurgias, e isso é um avanço significativo na saúde. É pauta da Comissão de Saúde da Câmara buscar melhor infraestrutura e melhores contratações profissionais por meio de requerimentos”, disse Alaércio.

Hoje vamos protocolar uma indicação ao Prefeito, com base nos números positivos dos 100 dias de governo, para que seja feito um Puxirum de Cirurgias em Santarém.

Essa indicação será dividida em quatro fases:

  1. Cirurgias gerais e ginecológicas com internação
  2. Cirurgias ambulatoriais que não requerem internação
  3. Cirurgias urológicas e endoscopias
  4. Cirurgias ortopédicas com uso de próteses, devido ao custo elevado

Para finalizar, o vereador afirmou: “Entendo que dividir nessas quatro fases será suficiente para que a saúde avance ainda mais. Que possamos trabalhar com emendas parlamentares, com residentes médicos aqui do município, já que temos o curso de medicina local, com recursos próprios do município e convênios com o Ministério da Saúde. Outros estados e municípios já fizeram indicações como essa — e deu certo”, concluiu.

Portal do Carpê 

0 Comentários