Parlamentar destaca impacto social e econômico da formação médica na região e exalta articulação coletiva pela conquistaA manhã desta sexta-feira (4) entrou para a história da educação no Oeste do Pará com a realização da aula inaugural do curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém. O evento, realizado no auditório da Unidade Tapajós, marcou oficialmente o início das atividades da primeira turma de medicina da instituição e contou com a presença de convidados ilustres, entre eles os médicos Plínio José Cavalcante Monteiro (UFAM) e Salomão Georges Kahwage Neto (UEPA), que ministraram palestras aos novos estudantes.
Presente na cerimônia, a deputada estadual Maria do Carmo (PT) teve papel de destaque. Atuante defensora da educação pública e de qualidade, a parlamentar celebrou a conquista como um divisor de águas para a saúde e o desenvolvimento regional.
“Estou muito feliz hoje porque é um dia muito importante para Santarém. A chegada do curso de Medicina da Ufopa representa um salto extraordinário no nosso processo de crescimento, assim como aconteceu quando a UEPA trouxe o curso para cá há 15 anos. Agora, com mais essa oportunidade, formaremos médicos capacitados, que vão atuar em benefício da nossa gente”, declarou a deputada.
Durante sua fala, Maria do Carmo ressaltou a importância do empenho coletivo para que esse sonho se tornasse realidade. Ela parabenizou o governo federal pela autorização do curso, a reitora Denise Cardoso pelo trabalho incansável à frente da Ufopa, e o deputado federal Airton Faleiro pelo apoio decisivo em Brasília.
“Essa vitória é fruto de uma grande articulação. Parabéns ao governo federal por reconhecer a importância da expansão do ensino superior na Amazônia. Parabenizo também nossa reitora Denise, que esteve na linha de frente com todo o corpo docente da Ufopa, e o deputado Airton Faleiro, que sempre esteve ao nosso lado na luta. Essa é uma conquista do povo do Oeste do Pará”, afirmou.
A deputada também destacou a participação do médico Salomão Cauaz, referência nacional na clínica médica, como um presente especial para os novos estudantes.
“É uma honra termos conosco o Dr. Salomão Cauaz, um dos maiores clínicos do Brasil. Dividir sua experiência com os nossos alunos será de fundamental importância para inspirar essa nova geração de médicos que nasce hoje na Ufopa”, completou.
A implantação do curso de Medicina é vista como um passo fundamental para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) na região, ampliar o acesso a serviços de qualidade e gerar novas oportunidades de qualificação e mobilidade social para a juventude amazônica.
A chegada do curso é, acima de tudo, um marco da luta coletiva e da visão de futuro de lideranças como a deputada Maria do Carmo, que segue comprometida com uma educação transformadora e acessível a todos.
0 Comentários