
Entre as principais recomendações destacam-se: não usar o aparelho descalço ou com o corpo molhado. Além disso, é fundamental garantir o aterramento adequado da fiação doméstica, evitar o uso de ‘Ts’, benjamins, fios desencapados e extensões improvisadas, e sempre optar por equipamentos certificados.
De acordo com o executivo de Segurança da Equatorial Pará, Elton Lucena, é importante adotar precauções no uso de aparelhos eletrônicos em ambientes úmidos. Ele destaca que a água, sendo uma boa condutora de eletricidade, pode aumentar significativamente os riscos de acidentes.
“É fundamental nunca manusear aparelhos elétricos com o corpo molhado. Ao utilizar a máquina de lavar, não coloque as mãos dentro enquanto ela estiver ligada à tomada ou em uso, pois sendo um equipamento elétrico que tem contato direto com a água, pode aumentar a probabilidade de um choque”, orienta Elton.
Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, a Equatorial Pará orienta que a primeira medida seja desligar o disjuntor ou a chave geral e, em seguida, buscar auxílio médico ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o SAMU (192). Para ocorrências envolvendo a rede elétrica nas vias públicas, é importante manter a distância do local e comunicar imediatamente a distribuidora por meio da Central de Atendimento da Equatorial Pará, pelo número 0800 091 0196.
Portal do Carpê com informações Equatorial Pará
0 Comentários