Michelle Bolsonaro é cotada para ser vice de Tarcísio de Freitas na disputa presidencial de 2026

O problema e que a ex-primeira-dama planeja disputar uma vaga no Senado, no Distrito Federal, e o governador de São Paulo quer ir à reeleição
Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas: a possível chapa presidencial do bolsonarismo em 2026 | Fotos: Divulgação

Em conversas reservadas, Jair Bolsonaro admite claramente que não poderá ser candidato a presidente da República em 2026, daqui a um ano e oito meses.

Jair Bolsonaro diz que aos aliados que precisa manter seu nome na mídia, como pré-candidato, para fortalecer o verdadeiro postulante do Partido Liberal.

Por saber que não é plano A nem plano B, pois está inelegível, Jair Bolsonaro articula em dois fronts.

Primeiro, avalia a possibilidade de lançar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos. Aos aliados, Jair Bolsonaro estaria dizendo que ouviu do gestor do maior Estado do país que planeja disputar a reeleição. Entretanto, não rejeitaria um pedido de quem o lançou na política.

Portanto, Tarcísio de Freitas, embora queira disputar a reeleição, pode acabar sendo empurrado, por Jair Bolsonaro, para uma disputa da Presidência.
Jair Bolsonaro: o ex-presidente admite, nos bastidores, que estará fora do jogo em 2026 | Foto: Divulgação

Por qual motivo Jair Bolsonaro pode bancar Tarcísio de Freitas, se o considera moderado? Porque acredita que, sendo exatamente mais moderado, o governador de São Paulo pode absorver o apoio da maioria dos políticos e eleitores de centro. Assim, teria chances de derrotar o presidente Lula da Silva, do PT.

A novidade, se é novidade, é que a mulher de Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, estaria sendo convocada para disputar como vice de Tarcísio de Freitas.

A uma pessoa de Brasília, Michelle Bolsonaro disse que seu projeto passa pela disputa de uma vaga no Senado pelo Distrito Federal. Ela opera em parceria com a senadora Damares Alves, que é cotada para disputar o governo do DF.

Jair Bolsonaro opera com outra possibilidade. Se Tarcísio de Freitas cair fora da disputa presidencial, o líder do PL tende a bancar Michelle Bolsonaro para presidente, com, possivelmente, o senador Ciro Nogueira, do pP, na vice.

Quanto a Eduardo Bolsonaro ninguém, no entorno de Jair Bolsonaro, acredita que tem estofo e maturidade para ser candidato a presidente da República. (E.F.B.)

0 Comentários