Efetivado pela Prefeitura, auxílio-fardamento é mais uma ferramenta de valorização do trabalho de Agentes de Combate a Endemias

Incentivo financeiro garante uniformes de qualidade, que reforçam a segurança, identificação e credibilidade para o exercício das funções dos profissionais.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), valoriza o trabalho dos 102 agentes de Combate a Endemias (ACEs), profissionais fundamentais na promoção da saúde pública e prevenção de doenças. Com o auxílio-fardamento, regulamentado pelo Decreto nº 326/2024 – GAP/PMS, de 20 de junho de 2024, e pela Lei Municipal nº 22.108, de 4 de abril de 2024, os agentes contam com uniformes de qualidade que reforçam sua segurança, identificação e credibilidade no exercício de suas funções. Cada agente recebe o valor de R$ 1.466,44, destinado à aquisição de fardamento adequado, essencial para o desempenho eficiente de suas atividades.

O agente de combate a endemias Waldir Lemos, com 16 anos de atuação, destacou a importância do fardamento. 
Waldir Lemos, 16 anos atuando na função de ACE.

"O fardamento é essencial para garantir a nossa identificação. Já aconteceu de pessoas recusarem-se a nos receber. Agora, graças a Deus, tudo está mais organizado, e isso nos permite trabalhar com mais segurança e confiança".

A secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, ressaltou o impacto positivo do auxílio-fardamento.

“Os ACE's têm um papel essencial na linha de frente, atendendo diretamente a população no combate às endemias. Com o auxílio-fardamento, os agentes podem adquirir uniformes que atendam às suas necessidades, garantindo mais conforto e funcionalidade no trabalho. Além de contribuir para a identificação dos profissionais, a medida estimula a economia local, fortalecendo o comércio e a produção em Santarém".

A importância da atuação dos ACE's

Os agentes de combate a endemias desempenham um papel estratégico no controle de doenças e na promoção da saúde preventiva. As principais atividades incluem: visitas domiciliares regulares para inspecionar ambientes, eliminação de focos de doenças; orientação à população; combate ao Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya, inspecionando locais com água parada e aplicando larvicidas e inseticidas quando necessário; prevenção de doenças como leishmaniose, malária e esquistossomose, com monitoramento de áreas de risco e educação da população sobre medidas de prevenção.ACE's desempenham papel estratégico na saúde pública municipal.

Os ACE's realizam campanhas educativas em escolas, feiras e eventos comunitários, ampliando o alcance das informações preventivas. Eles, também, orientam os moradores sobre os serviços de saúde disponíveis, promovendo a integração entre a população e a rede pública de atendimento.

Por Katrine Bentes - Ascom Semsa

0 Comentários