Cerimônia de diplomação ocorreu na manhã desta sexta-feira (16). Eleitos tomam posse no poder legislativo e executivo no dia 1º de janeiro.
16/12/2016 16h28 - Atualizado em 16/12/2016 16h37
A Justiça Eleitoral realizou na manhã desta sexta-feira (16), a diplomação do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores eleitos nas Eleições 2016 no município de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará. A solenidade ocorreu em uma igreja evangélica da cidade e reuniu várias autoridades. Os eleitos tomam posse no dia 1° de janeiro de 2017.
O ato de diplomação foi feito pelo Juiz Valdeir Salviano da Costa, titular da 20ª zona eleitoral de Santarém. Foram diplomados nove vereadores, o prefeito eleito, Jaílson Alves (PSDB) e o vice-prefeito eleito, Juvenal Arruda (Dem). Jaílson Alves foi o único prefeito do oeste do Pará a se reeleger.
Jailson Alves obteve 8.302 votos, o que corresponde a 56,27% dos votos válidos. Raimundo Dadá do PTN ficou em segundo lugar e obteve 31,36%, totalizando 4.627 votos válidos.
O município de Mojuí dos Campos é recente, foi emancipado em 2010. A primeira eleição ocorreu em 2012 quando Jailson foi eleito primeiro prefeito com 68% dos votos válidos.
Dos nove parlamentares, cinco continuarão no cargo, pois foram reeleitos em outubro. Outros quatro vão assumir a Câmara pela primeira vez. Entre os vereadores, Jamilson Frota (PTN), de 26 anos, o mais votado nas eleições com pouco mais de 1.200 votos. Entre os cinco reeleitos, a única mulher, a vereadora Suely Silva (Dem).
De acordo com o TRE, a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A cerimônia ocorre após terminado o pleito, apurados os votos e passado o prazo de questionamento da validade das candidaturas.
Veja lista de vereadores eleitos diplomados:
0 Comentários